Powered By Blogger

terça-feira, 12 de abril de 2011

Paraná tem um total de 10.332 casos de dengue

Número de mortes registradas pela doença permanece em 11


O novo último boletim da Secretaria de Saúde contabiliza 36.063 notificações de casos de dengue no Paraná, destas, 10.332 foram confirmadas como caso de dengue, sendo 10.091 autóctones e 241 importados. Em 2010, neste mesmo período, o Paraná já confirmava 14.905 casos autóctones. Somente neste ano foram registrados 56 casos graves da doença (febre hemorrágica ou dengue com complicação) e 11 mortes.

“O combate à doença é um dos pontos prioritários da nossa gestão, desde o início do ano temos intensificado as ações de combate e prevenção. Também já reforçamos as equipes de saúde e enviamos recursos para fortalecer a rede assistencial de alguns municípios. Para que haja uma queda ainda maior precisamos do envolvimento de todos, são hábitos simples que fazem grande diferença”, disse o secretário de Saúde, Caputo Neto.

Mesmo com as temperaturas mais baixas, as medidas de prevenção devem continuar. Este período é considerado ideal para intensificar a eliminação de possíveis focos do mosquito transmissor da doença. “Os ovos do Aedes egypti sobrevivem por até 450 dias esperando um dia de clima propício para sua eclosão. Se evitarmos que esses ovos se desenvolvam no período mais frio, a possibilidade de que os casos de dengue diminuam no ano que vem é grande”, explicou o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.

Para evitar a reprodução do mosquito, o recomendado é ficar atento a todo recipiente que possa acumular água em casa, como pratinhos de vasos, garrafas, pneus, caixas d’água e calhas. É fundamental, também, dispensar em lixo adequado qualquer tipo de entulho e materiais que possam reter água.

Nesta semana, 10 técnicos da Secretaria da Saúde se deslocarão para a região oeste do Estado para reforçar as equipes municipais no enfrentamento à dengue. Eles se dividirão, principalmente, entre os municípios de Guaíra, Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e São Miguel do Iguaçu, que se encontram em situação preocupante em relação ao controle da dengue.

Nenhum comentário: