Powered By Blogger

terça-feira, 5 de abril de 2011

 
CCJ aprova Projeto de Lei de incentivo ao cooperativismo paranaense
CCJ aprova Projeto de Lei de incentivo ao cooperativismo paranaenseCuritiba - A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou, na última terça-feira (dia 29), o Projeto de Lei 39/2011, de autoria dos deputados estaduais Ney Leprevost (PP) e Pedro Lupion (DEM).


O projeto consiste em um conjunto de diretrizes e normas voltadas ao incentivo à atividade cooperativista e o seu desenvolvimento no Estado. A CCJ emite pareceres quanto a constitucionalidade dos projetos apresentados pelos deputados.


Em fevereiro, Pedro Lupion esteve reunido com o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, e com o superintendente José Roberto Ricken, quando recebeu sugestões ao Projeto ora em discussão na Assembleia - entre elas, a inclusão das cooperativas de saúde e de crédito no texto do PL. De acordo com o deputado o cooperativismo tem 632 mil cooperados, e gera cerca de 65 mil empregos diretos no Estado, a maior parte deles ligados aos processos industriais do setor. “Agroindustrialização responde hoje por 40% do faturamento das cooperativas agropecuárias do Paraná”, salienta Pedro Lupion.


Segundo o parlamentar em 2010, as 240 cooperativas filiadas ao Sistema Ocepar movimentaram R$ 28 bilhões, 12% a mais em relação a 2009 e o equivalente a cerca de 30% da movimentação econômica de todas as cooperativas brasileiras. “As cooperativas paranaenses cresceram em todos os 11 ramos de atuação, com indicadores expressivos no setor agropecuário, saúde, crédito, transporte e educação”, analisa.


Cooperativismo nas escolas


O Projeto de Lei aprovado na CCJ introduz o cooperativismo no currículo das escolas da rede estadual. "Um dos pontos importantes do PL é a inclusão no ensino da matéria cooperativismo, para que nossos jovens, principalmente no interior do estado, em cidades pequenas ligadas ao campo, conheçam os benefícios que o cooperativismo é capaz de promover", frisou o deputado, para concluir afirmando que "organizadas em cooperativas as pessoas conseguem melhorar suas condições de trabalho, unidas avançam e se fortalecem".

Nenhum comentário: