Powered By Blogger

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Chuva já matou 709 e deixou mais de 20 mil desabrigados na Região Serrana do Rio

 


Foto: DivulgaçãoA tempestade que devastou a Região Serrana do Rio de Janeiro já matou 709 pessoas, de acordo com dados da Defesa Civil e das prefeituras das cidades atingidas. Após mais de uma semana, as equipes de resgate encontram ainda dificuldade para chegar em pelo menos 15 localidades.
- Governo do Rio não teria dado importância para alerta de chuva

Além disso, a chuva deixou mais de 20 mil moradores desabrigados ou desalojas nas cidades, bem como mais de 200 desaparecidos. Os trabalhos de resgate continuam na manhã desta quarta-feira.
- Uma semana após catástrofe, cenário na região ainda é de guerra e tristeza

O governador do Rio decretou estado de calamidade pública nas cidades de Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Bom Jardim, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro e Areal, na Região Serrana. O decreto permite a dispensa de licitação para reabilitação das cidades mencionadas e destruídas.

Os moradores das áreas castigadas pelas tempestades tentam retomar a vida normal, mas enfrentam ainda problemas causados pela lama e falta de energia em alguns bairros. Algumas pessoas também reclamam que não conseguem mais comprar alimentos e nem água potável.

O trabalho dos voluntários e também as doações recebidas ajudam as vítimas a sobreviver em meio à tragédia. A solidariedade pode ser vista, inclusive, entre aqueles que perderam tudo e ainda dividem as doações recebidas com os outros.

Nenhum comentário: