Powered By Blogger

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Comandante da PM quer mais policiais nas ruas

Cintia Végas e AEN
Arquivo
Scheremeta: sem datas.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcos Teodoro Scheremeta, anunciou a volta dos módulos policiais fixos em Curitiba, região metropolitana e grandes cidades.
“O plano de governo do governador Beto Richa prevê a reativação dos módulos policiais, bases referenciais de segurança pública. Podemos ter na mesma estrutura a PM, a Polícia Civil e a Guarda Municipal.”
O coronel não especificou a data para o início da instalação das estruturas, que precisarão de mais efetivo. A PM conta com 18 mil homens e mulheres, 3 mil deles no Corpo de Bombeiros.
Pesquisas indicam que o ideal é que o Paraná tivesse efetivo de 26 mil policiais militares.Scheremeta declarou que vai ser difícil acabar com esta defasagem em apenas quatro anos - pois um policial precisa de pelo menos dois anos (entre o concurso público e o período de capacitação) para estar pronto para ir às ruas.
Conforme informou aproximadamente 1,8 mil alunos estão em processo de formação em todo o Estado. “Cerca de 500 pessoas, que já passaram por todos os testes, estão prontas. Outras milhares, aprovadas dentro dos critérios do último concurso lançado pela Polícia Militar, poderão ser acionadas para realizar os exames. Para isso, precisamos de previsão orçamentária e autorização governamental”, explicou.

Exclusões

Scheremeta explicou que a média histórica aponta que todos os anos cerca de 812 policiais deixam a corporação, por aposentadoria, falta de adaptação, mudança de profissão e exclusão, entre outros motivos. “Por outro lado, a média histórica de entrada de policiais, nos últimos anos, é de 810, o que mantém o número estável”.

Dados da Seção de Justiça e Disciplina revelam que, somente no ano passado, foram 22 exclusões de PMs, por faltas disciplinares. Estão em andamento 52 processos que podem gerar exclusão ainda neste ano e outros 76 processos estão em análise. “Somos muito rígidos e rigorosos com relação às falhas de conduta”, afirmou Scheremeta.

O novo comandante também anunciou que o governador determinou que todos os funcionários públicos do quadro ativo retornem aos seus órgãos de origem. Assim, aproximadamente 300 PMs que estão em alguns órgãos, voltarão ao trabalho na corporação, reforçando o policiamento.

Nenhum comentário: