Powered By Blogger

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Moradores da região serrana do Rio começam a sofrer com problemas de saúde causados por água contaminada pelas enchentes. Foram confirmados quatro casos de leptospirose em Nova Friburgo e um em Teresópolis. Estão internadas sete pessoas com suspeita da doença, que é transmitida pela urina do rato.

Lucas foi uma das 19 crianças que passaram mal depois de almoçar em um abrigo em Nova Friburgo. A mãe, que teve a casa interditada pela Defesa Civil, estava no trabalho. Os adultos fizeram a mesma refeição mas não tiveram sintomas de intoxicação alimentar.

Outras três crianças em pontos diferentes da cidade tiveram o contágio por catapora confirmado. As autoridades da região serrana agora têm de lidar com as doenças provocadas pelo contato com água contaminada das inundações. A mais grave delas é a leptospirose, transmitida pela urina de ratos presente em esgotos e bueiros que se mistura à enxurrada à lama das enchentes.

Arivelton começou a apresentar os sintomas na semana passada. Um ferimento no pé pode explicar a contaminação. O irmão dele reclama que antes de ser internado, houve dois atendimentos nos hospitais de campanha montados logo depois da tragédia mas que nenhum exame foi feito.

Não existe vacina contra a doença. A própria Secretaria de Saúde de Nova Friburgo reconhece que o número de casos confirmados de leptospirose deve aumentar nos próximos dias.

A bandeira a meio mastro na porta da prefeitura indica que a cidade continua de luto. Toda a programação de carnaval no município foi cancelada.

Nenhum comentário: