Powered By Blogger

terça-feira, 29 de março de 2011

Em Portugal, Dilma afirma que Brasil pode ajudar país a deixar crise

Zoom
Dilma fica em Portugal até quarta-feira Dilma fica em Portugal até quarta-feira

Da Redação, com Rádio Bandeirantes

mundo@eband.com.br

Em visita oficial a Portugal, a presidente Dilma Rousseff afirmou que o Brasil pode ajudar o país a superar a crise financeira que o atinge.

A petista está em Coimbra, perto de Lisboa, onde acompanhará na quarta-feira uma cerimônia em que o ex-presidente Lula receberá o título de Doutor Honoris Causa na universidade da cidade.

Dilma também se encontrará com o presidente Cavaco Silva e com o primeiro-ministro demissionário, José Sócrates.

Diferentemente da viagem planejada para a China, no próximo dia 10, além do compromisso privado em Coimbra, Dilma não tratará de negócios nos encontros bilaterais. Apesar da afirmação, de acordo com o Planalto, a visita aos dois dirigentes portugueses terá cunho mais político.

As trocas comerciais entre o Brasil e Portugal não crescem na mesma proporção em que aumenta a participação do Brasil no comércio mundial. De acordo com dados do INE (Instituto Nacional de Estatística), o Brasil ocupa a décima posição entre os principais destinos das exportações portuguesas, o que representa um avanço. Antes, o Brasil nem figurava entre os dez destinos comerciais de Portugal.

Crise portuguesa

Dilma e Lula desembarcam em Lisboa no momento em que os portugueses buscam o fim do impasse em torno da crise. Na semana passada, ao ver seu plano econômico vetado pelo Parlamento, José Sócrates pediu demissão. Já o presidente Cavaco Silva está preocupado em convocar as eleições legislativas.

Além de ser o segundo país da zona do euro a ter suas eleições antecipadas por causa da crise, há em Portugal um temor generalizado de que o país sofra intervenção, como ocorreu com a Grécia e a Finlândia. As próximas eleições podem ocorrer a partir de junho. O governo português não descarta a possibilidade de pedir ajuda ao Fundo Europeu.

Nenhum comentário: