Powered By Blogger

quinta-feira, 31 de março de 2011

Pássaros apreendidos no Paraná

Operação do Ibama recolhe 122 indivíduos e aplica R$ 70 mil em multas

Manter animais silvestres em cativeiro sem autorização do Ibama é crime ambiental, passível de multa, apreensão dos animais e processo criminal. Ainda assim, sempre há quem o faça.
Pelo menos foi o que constatou a operação Sispass Legal, desencadeada nacionalmente na semana passada pelo órgão ambiental. Saldo final, apenas na Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná: 122 pássaros silvestres nativos foram apreendidos. E detalhe: só de criadores amadores cadastrados no Ibama. Foram aplicadas mais de R$ 70 mil em multas. Oito dos 13 criadores fiscalizados apresentaram infrações ambientais. 
Entre as irregularidades encontradas nos plantéis dos criadores havia aves constantes da relação que não se encontravam com o criador; aves não anilhadas; aves anilhadas não constantes do plantel do criador no Sispass (Sistema de Cadastramento de Passeriformes) do Ibama; e o mais grave, aves com anilhas falsificadas ou adulteradas. Os animais em situação irregular foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres, mantido pela PUC/PR em Tijucas do Sul. 
Quem tem interesse em criar passeriformes silvestres nativos precisam, antes de tudo, estar cadastradas no Sispass. Vale explicar: a comercialização de animais é vedada aos criadores amadores. Atualmente, a criação amadorista de passeriformes é regida pela Instrução Normativa 15, de dezembro de 2010, que deve ser seguida rigorosamente pelos criadores para evitar problemas com a fiscalização da atividade.

Nenhum comentário: