Powered By Blogger

quinta-feira, 31 de março de 2011

Polícia Federal prende 13 por tráfico de pássaros

Aumentar texto Diminuir texto
Celso Bejarano com informações da assessora da imprensa da PF/MS
A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira 13 pessoas ligadas a uma quadrilha que traficava animais silvestres, alguns deles em extinção. A operação, batizada de Acamatanga [papagaio-verdadeiro] ocorreu em três estados – Pará, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Quatro pessoas daqui do Estado foram detidas.
A investida contra a organização criminosa, segundo a PF, começou em outubro passada por meio de um inquérito aberto na 1ª Vara Federal de Ivinhema (MS).
De acordo com a assessoria de imprensa da PF, a apuração descobriu que a organização criminosa possui um forte esquema de logística de captura, transporte, cativeiro e revenda das espécies como arara-canindé, papagaios-verdadeiros, tucanos, pássaro-preto e coleiras-do-brejo.
A assessoria informou também que no dia 18 de novembro do ano passado, a PF solicitou auxílio da Polícia Militar Ambiental. A parceria resultou na apreensão de 107 filhotes de aves silvestres que estavam em poder de quatro membros da quadrilha que faziam o transporte dos animais capturados na região de Anaurilândia (MS).
O destino seria Araras (SP) e as prisões ocorreram na Pousada Portal das Águas, às margens do rio Paraná.
Constatou-se ainda que, em decorrência do término do período de “ninhada” das aves silvestres, principalmente papagaio-verdadeiro na região do Parque Estadual da Várzea Rio Ivinhema, em especial no distrito de Amandina, a quadrilha investigada migrou suas atividades de captura das espécies para o município de Jacundá, no estado do Pará.
Por essa razão, no mês de janeiro deste ano, a Polícia Federal de Campo Grande (MS) pediu apoio de forças policiais daquela localidade que efetuaram a apreensão de 47 filhotes de aves ameaçadas de extinção que estavam sendo transportadas por dois componentes da quadrilha para o cativeiro localizado em Guarulhos (SP), também base da organização criminosa.
Acatando representação da Polícia Federal, a justiça da comarca de Ivinhema, cidade distante 297 da capital Campo Grande (MS), autorizou o monitoramento do grupo e, nesta fase da operação, expediu 13 Mandados de Prisão Temporária e 16 Mandados de Busca e Apreensão e 1 Mandado de Condução Coercitiva assim distribuídos:
No Mato Grosso do Sul:
Ivinhema: Cumprimento de Mandado de Condução Coercitiva e de Busca e Apreensão em possível local de cativeiro.
Anaurilândia: 2 Mandado de Prisão Temporária e de Busca e Apreensão.
Taquarussu: 2 Mandado de Prisão Temporária e de Busca e Apreensão.
No Pará:
Goianésia do Pará: Cumprimentos de Mandados de Busca e Apreensão em possível local de cativeiro.
Jacundá: 2 Mandados de Prisão Temporária e de Busca e Apreensão.
Em São Paulo:
Guarulhos: 6 Mandados de Prisão Temporária e de Busca e Apreensão, sendo 1 Mandado de Busca e Apreensão em possível local de cativeiro.
Araras: 1 Mandado de Prisão Temporária e de Busca e Apreensão.
Os alvos, independentes das circunstâncias em que forem presos, serão indiciados nos crimes previstos na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9605/98) – tráfico de animais silvestres, maus tratos contra animais (pena de 1 a 3 anos) e ainda o artigo 288 do Código Penal (Formação de Quadrilha ou Bando – Pena de 1 a 3 anos de reclusão.
As investigações, monitoramento, coordenação e execução foram feitas pela Delegacia de Repressão a Crimes Ambientais e Contra o Patrimônio Histórico (DELEMAPH), setor especializado da Polícia Federal no combate aos crimes desta natureza. Na fase de execução, 70 policiais foram convocados para trabalhos diretos no contexto da operação.

Nenhum comentário: