Powered By Blogger

quinta-feira, 31 de março de 2011

Cinzas serão levadas para igreja onde Alencar foi batizado

TERRA
foto
Foto: Ricardo Matsukawa/Terra
Após o corpo de José Alencar ser cremado no cemitério e crematório Renascer, em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte (MG), as cinzas do ex-vice-presidente serão levadas até a Igreja de Itamuri, em Muriaé (MG), onde Alencar foi batizado.
O corpo de Alencar chegou por volta das 14h30 ao crematório Renascer, onde ocorria, por volta das 15h30, a última cerimônia de despedida, reservada apenas a familiares e amigos. O caixão foi aplaudido pelas cerca de 500 pessoas que esperavam do lado de fora do Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, onde o ex-vice-presidente foi velado na manhã desta quinta-feira. Mais de 6 mil passaram pelo velório aberto ao público na sede do governo mineiro. Ontem, no Palácio do Planalto, em Brasília, 8 mil pessoas se despediram de Alencar.
Nesta manhã, ainda havia dúvidas se a família optaria pela cremação, conforme Alencar teria pedido em vida, ou pelo sepultamento em seu jazigo no cemitério do Bonfim, em Belo Horizonte.
SÃO PAULO - As aulas de duas escolas de Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba (PR), foram suspensas por cerca de 15 dias, como medida de segurança por conta de uma cratera que pode colocar em risco a segurança de alunos, professores e funcionários.

Segundo a Agência de Notícias, a Secretaria de Estado da Educação suspendeu temporariamente as aulas no Colégio Estadual Jaci Real Prado de Oliveira e em parte do Colégio Estadual Ambrósio Bini, que funciona no mesmo terreno.
O superintendente de Desenvolvimento Educacional da secretaria, Jaime Sunye Neto, explicou que a medida foi tomada após geólogos da Universidade Federal do Paraná emitirem laudo técnico indicando que o local está impróprio para abrigar construções civis.
Uma cratera no solo da escola apareceu em 23 de dezembro de 2010 e desde então a secretaria vem tomando medidas diárias de monitoramento. As aulas foram iniciadas neste ano letivo com base em pareceres técnicos de engenheiros feitos no prédio da escola. Posteriormente, uma conclusão preliminar apontou a necessidade de interdição da área até que um estudo completo seja concluído.

Polícia Federal prende 13 por tráfico de pássaros

Aumentar texto Diminuir texto
Celso Bejarano com informações da assessora da imprensa da PF/MS
A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira 13 pessoas ligadas a uma quadrilha que traficava animais silvestres, alguns deles em extinção. A operação, batizada de Acamatanga [papagaio-verdadeiro] ocorreu em três estados – Pará, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Quatro pessoas daqui do Estado foram detidas.
A investida contra a organização criminosa, segundo a PF, começou em outubro passada por meio de um inquérito aberto na 1ª Vara Federal de Ivinhema (MS).
De acordo com a assessoria de imprensa da PF, a apuração descobriu que a organização criminosa possui um forte esquema de logística de captura, transporte, cativeiro e revenda das espécies como arara-canindé, papagaios-verdadeiros, tucanos, pássaro-preto e coleiras-do-brejo.
A assessoria informou também que no dia 18 de novembro do ano passado, a PF solicitou auxílio da Polícia Militar Ambiental. A parceria resultou na apreensão de 107 filhotes de aves silvestres que estavam em poder de quatro membros da quadrilha que faziam o transporte dos animais capturados na região de Anaurilândia (MS).
O destino seria Araras (SP) e as prisões ocorreram na Pousada Portal das Águas, às margens do rio Paraná.
Constatou-se ainda que, em decorrência do término do período de “ninhada” das aves silvestres, principalmente papagaio-verdadeiro na região do Parque Estadual da Várzea Rio Ivinhema, em especial no distrito de Amandina, a quadrilha investigada migrou suas atividades de captura das espécies para o município de Jacundá, no estado do Pará.
Por essa razão, no mês de janeiro deste ano, a Polícia Federal de Campo Grande (MS) pediu apoio de forças policiais daquela localidade que efetuaram a apreensão de 47 filhotes de aves ameaçadas de extinção que estavam sendo transportadas por dois componentes da quadrilha para o cativeiro localizado em Guarulhos (SP), também base da organização criminosa.
Acatando representação da Polícia Federal, a justiça da comarca de Ivinhema, cidade distante 297 da capital Campo Grande (MS), autorizou o monitoramento do grupo e, nesta fase da operação, expediu 13 Mandados de Prisão Temporária e 16 Mandados de Busca e Apreensão e 1 Mandado de Condução Coercitiva assim distribuídos:
No Mato Grosso do Sul:
Ivinhema: Cumprimento de Mandado de Condução Coercitiva e de Busca e Apreensão em possível local de cativeiro.
Anaurilândia: 2 Mandado de Prisão Temporária e de Busca e Apreensão.
Taquarussu: 2 Mandado de Prisão Temporária e de Busca e Apreensão.
No Pará:
Goianésia do Pará: Cumprimentos de Mandados de Busca e Apreensão em possível local de cativeiro.
Jacundá: 2 Mandados de Prisão Temporária e de Busca e Apreensão.
Em São Paulo:
Guarulhos: 6 Mandados de Prisão Temporária e de Busca e Apreensão, sendo 1 Mandado de Busca e Apreensão em possível local de cativeiro.
Araras: 1 Mandado de Prisão Temporária e de Busca e Apreensão.
Os alvos, independentes das circunstâncias em que forem presos, serão indiciados nos crimes previstos na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9605/98) – tráfico de animais silvestres, maus tratos contra animais (pena de 1 a 3 anos) e ainda o artigo 288 do Código Penal (Formação de Quadrilha ou Bando – Pena de 1 a 3 anos de reclusão.
As investigações, monitoramento, coordenação e execução foram feitas pela Delegacia de Repressão a Crimes Ambientais e Contra o Patrimônio Histórico (DELEMAPH), setor especializado da Polícia Federal no combate aos crimes desta natureza. Na fase de execução, 70 policiais foram convocados para trabalhos diretos no contexto da operação.

Recém-nascido é encontrado dentro de ônibus na Zona Sul de SP

Bebê estava em veículo que fazia a linha Jardim Guarujá/Metrô Jabaquara.
Menino foi levado por policiais a hospital, onde passou por exames.

Um recém-nascido foi encontrado na tarde desta quarta-feira (30) dentro de um ônibus na Zona Sul da capital paulista, segundo a Polícia Militar. A São Paulo Transporte (SPTrans) confirmou que a criança estava em um veículo que fazia a linha 675Z (Jardim Guarujá/Metrô Jabaquara).
A PM disse que o bebê estava enrolado em um saco plástico. Ele teria sido localizado por volta das 15h pelo cobrador do veículo. A Secretaria Municipal da Saúde confirmou que o menino recebeu atendimento no Hospital do M’Boi Mirim. Ele está na unidade neonatal, foi submetido a exames e passa bem. O caso foi registrado no 47º Distrito Policial, no Capão Redondo.

Ônibus tomba e três morrem na BR-163 próximo a Rio Brilhante

Dourados Informa
Foto: Dourados Informa
O ônibus que tomou no trevo de Rio Brilhante
O ônibus que tomou no trevo de Rio Brilhante
Um ônibus da empresa Nova Integração com placas NCX 2309 de Ji-Parana-RO, conduzido por Claudio Almir Wazlaweck, 30 anos, tombou no trevo que da acesso a cidade de Rio Brilhante MS.

Segundo o condutor do ônibus que reside em Dourados MS, o veículo saiu da cidade de Porto Alegre RS, com destino a Alta Floresta MT.

Por volta das 4:00h de hoje o motorista Claudio pegou o veículo na rodoviária de Dourados onde teve embarque de passageiros, no ônibus havia 26 passageiros.

Segundo o motorista ao chegar próximo a Rio Brilhante, havia muita neblina na pista e o mesmo não conseguiu fazer o trevo, vindo a tombar.

No acidente foram registradas até o momento duas mortes, sendo uma pessoa identificada como sendo Belarmino Vicente Mezaori 80 anos natural de Getulio Vargas RS, e uma mulher de aproximadamente 70 anos.

Duas pessoas foram socorridas em estado gravíssimo, sendo uma criança de aproximadamente três anos e uma mulher que teve a mão direita amputada.

Ambulâncias de Rio Brilhante e do Corpo de Bombeiros de Dourados e Maracajú encaminharam várias vítimas para Dourados e Rio Brilhante.

A PRF , Polícia Civil e PM estão no local

O Perito Valmor Garcia esta fazendo os levantamentos

Informações é de que uma terceira vítima faleceu ao ser socorrida

Assembleia tenta localizar 48 veículos da Casa

Comissão técnica solicitou ajuda de órgãos estaduais para levantar bens



O levantamento feito por uma comissão de deputados da Assembleia Legislativa não conseguiu localizar 48 veículos que pertencem à casa. A comissão, coordenada pelo deputado Reni Pereira (PSB), está encarregada de fazer um levantamento completo do patrimônio do Legislativo. Parte da frota havia sido leiloada ainda na gestão de Hermas Brandão, mas alguns dos carros ficaram de posse da Assembleia. Pereira já solicitou o auxílio de órgãos como o Detran e Secretaria de Segurança, na tentativa de localizar os veículos.

De acordo com o relatório da Comissão, cinco carros chegaram a ser localizados em uma oficina que guardava objetos da Assembleia. Reni Pereira afirma que a atual direção não recebeu o registro do patrimônio da Casa. O deputado diz ainda que há informações de que alguns carros podem ter sido roubados.

A frota da Assembléia deveria ter sido extinta no ano de 2003, quando o então presidente Hermas Brandão determinou um leilão para que os carros oficiais fossem vendidos e os deputados perderiam o direito a ter carro oficial. Os veículos teriam sido divididos em alguns lotes, mas apenas alguns chegaram a ser efetivamente leiloados.

Além dos automóveis, a comissão está realizando um levantamento sobre os imóveis que pertencem ao Legislativo paranaense. Reni Pereira afirma que foram expedidos ofícios aos cartórios do Paraná para tentar identificar terrenos e prédios registrados em nome da Assembleia.

Pássaros apreendidos no Paraná

Operação do Ibama recolhe 122 indivíduos e aplica R$ 70 mil em multas

Manter animais silvestres em cativeiro sem autorização do Ibama é crime ambiental, passível de multa, apreensão dos animais e processo criminal. Ainda assim, sempre há quem o faça.
Pelo menos foi o que constatou a operação Sispass Legal, desencadeada nacionalmente na semana passada pelo órgão ambiental. Saldo final, apenas na Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná: 122 pássaros silvestres nativos foram apreendidos. E detalhe: só de criadores amadores cadastrados no Ibama. Foram aplicadas mais de R$ 70 mil em multas. Oito dos 13 criadores fiscalizados apresentaram infrações ambientais. 
Entre as irregularidades encontradas nos plantéis dos criadores havia aves constantes da relação que não se encontravam com o criador; aves não anilhadas; aves anilhadas não constantes do plantel do criador no Sispass (Sistema de Cadastramento de Passeriformes) do Ibama; e o mais grave, aves com anilhas falsificadas ou adulteradas. Os animais em situação irregular foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres, mantido pela PUC/PR em Tijucas do Sul. 
Quem tem interesse em criar passeriformes silvestres nativos precisam, antes de tudo, estar cadastradas no Sispass. Vale explicar: a comercialização de animais é vedada aos criadores amadores. Atualmente, a criação amadorista de passeriformes é regida pela Instrução Normativa 15, de dezembro de 2010, que deve ser seguida rigorosamente pelos criadores para evitar problemas com a fiscalização da atividade.

Corpo de José Alencar chega a Belo Horizonte

BELO HORIZONTE - O corpo do ex-vice-presidente José Alencar chegou a Belo Horizonte, onde será velado no Palácio da Liberdade, sede do governo mineiro. A chegada teve um forte aparato de segurança, composto por 300 policiais militares e 40 homens do Corpo de Bombeiros.
O Palácio da Liberdade foi todo cercado por uma fileira dupla de grades nesta quarta-feira, para a garantir a segurança daqueles que pretendem prestar as últimas homenagens a Alencar. As grades, que formam um longo corredor, foram colocadas para que se evitem aglomerações em frente ao portão principal do palácio. Dessa forma, aqueles que pretendem participar da cerimônia terão de entrar pelo lado direito da edificação e percorrer mais de 100 metros entre o gradio. O palácio abrigou em 1985 o velório do ex-presidente Tancredo Neves.
O corpo de Alencar ficará no saguão principal do palácio depois de percorrer algumas das principais vias de Belo Horizonte no carro mais antigo do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, o mesmo que transportou o corpo de Tancredo. Ele foi adquirido pela corporação em 1959.
Por volta das 13h está previsto o transporte do corpo para o cemitério Parque Renascer, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. Lá ocorre uma nova cerimônia reservada à família e a posterior cremação do corpo.
Despedida em Brasília
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente Dilma Rousseff chegaram por volta das 22h ao velório do ex-vice-presidente da República José Alencar, morto terça-feira, após anos de luta contra um câncer.
Vindos de Portugal, Lula e Dilma chegaram ao aeroporto de Brasília e, de helicóptero, foram direto para o Palácio do Planalto, onde o corpo de Alencar era velado, em cerimônia aberta à visitação pública desde a manhã.
Lula não conteve as lágrimas ao se aproximar do caixão de Alencar, a quem o ex-presidente dedicou um título de doutor honoris causa, entregue a ele de manhã pela Universidade de Coimbra, em Portugal.
Pouco depois da chegada de Lula e Dilma, teve início uma cerimônia religiosa, à qual a Igreja Católica denomina "encomendação do corpo". Junto a Lula e Dilma, próximos ao caixão, estavam o filho de Alencar, Josué; a viúva, Mariza, e também a ex-primeira-dama, Marisa Letícia.
Durante todo o dia, mais de 13 mil pessoas compareceram ao velório para se despedir de Alencar. Políticos de partidos diversos, entre oposição e situação, se uniram numa respeitosa e emocionada homenagem.
Nesta quinta-feira, o corpo de José Alencar deixou o Palácio do Planalto às 6h34 para ser levado a Belo Horizonte.  O caixão foi conduzido pela rampa do Planalto e seguiu em um carro aberto dos Bombeiros até o aeroporto de Brasília, onde embarcou em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB.Com agências

quarta-feira, 30 de março de 2011

 

Justiça condena gravadora a pagar indenização por música de Tiririca

ONGs reclamam de racismo na música 'Veja os Cabelos Dela'.
A Sony Music informou que irá recorrer da sentença.

o G1 RJ
Música de Tiririca é alvo de processo judicial (Foto: Reprodução / GloboNews)Música polêmica é alvo de processo na Justiça
(Foto: Reprodução / GloboNews)
A gravadora Sony Music foi condenada a pagar indenização de mais de R$ 300 mil por danos morais por causa da música "Veja os Cabelos Dela", cantada pelo atual deputado federal, Tiririca. Na terça-feira (29), a Justiça do Rio confirmou sentença de 2004 e determinou que os juros e correção monetária sobre o valor estipulado deverão ser calculados de maneira retroativa, desde a data da citação, em 1997. A decisão é do desembargador da 16ª Câmara Cível, Mario Robert Manheimeir.
Com isso, segundo o advogado das entidades que processam a empresa, o montante pode chegar a R$ 1,2 milhão. Procurada pelo G1, a Sony Music informou que irá recorrer da decisão.
A ação é movida pelas Organizações Não-Governamentais Centro de Articulação das Populações Marginalizadas, Instituto das Pesquisas das Culturas Negras, Grupo de União e Consciência Negra, Instituto Palmares de Direitor Humanos e Criola, que se disseram ofendidas pelos versos: “Essa nega fede, fede de lascar/Bicha fedorenta, fede mais que gambá”.
Procurada pelo G1, a assessoria do deputado Tiririca informou que ele não é alvo do processo, mas sim a gravadora.
Em 2009, Sony depositou mais de R$ 600 mil em juízo
De acordo com o processo, a Sony Music fez um depósito em juízo no valor de R$ 663.159,37, no fim de 2009. No entanto, a quantia foi considerada insuficiente pelas ONGs, que entraram com um recurso pedindo juros e correção monetária a partir da data de citação e não da decisão.
Para o advogado da gravadora, Raul Gravatá, há uma preciptação na decisão do Tribunal. "Existe uma súmula que prevê que os juros são contados a partir da data de citação do processo até o pagamento. Já a correção monetária é fixada no momento da aprovação da decisão", afirma.
Música não teve intenção de ofender, diz gravadora
Música de Tiririca é alvo de processo judicial (Foto: Reprodução / GloboNews)Cantor foi o deputado federal mais votado nas
eleições de 2010 (Foto: Reprodução / GloboNews)
Segundo o advogado de defesa das ONGs, Humberto Adami, a música, do álbum "Tiririca", lançado em 1997, provocou a ira de muitas mulheres. “Elas ficaram ofendidas e ultrajadas com essa música”, conta.
Para o representante da Sony Music, a música em nenhum momento teve a intenção de ofender as mulheres. "Ele usa o termo nega para fazer uma alusão à própria mulher dele. O termo é usado pelos brasileiros não só para mulheres negras como brancas também", explica Gravatá.

Avanço no tratamento de questões raciais
Para Adami, a decisão de corrigir o valor da indenização mostra um avanço no julgamento desse tipo de ação. Para ele, questões raciais ainda não são tratadas como deveriam ser.

“Essa decisão é uma mensagem direta para mostrar como a questão da desigualdade racial deve ser tratada. É um momento de se comemorar. A indenização não vai nem para os autores da ação. O dinheiro vai para o Fundo de Direitos Difusos do Ministério da Justiça”, disse o advogado.

pagar ração e uísque em AL

FOLHA
Dinheiro público que deveria ser usado para a merenda escolar em municípios do interior de Alagoas foram desviados para a compra de uísque e ração para cachorro. A suspeita é resultado de uma investigação conjunta entre Ministério Público Federal, Controladoria Geral da União e Polícia Federal em nove municípios do Estado.
A estimativa é que em dois anos tenham sido usados indevidamente R$ 8 milhões em recursos federais destinados à merenda.
A PF (Polícia Federal) deflagrou na madrugada desta quarta-feira uma operação para cumprir 16 mandados de prisão temporária e 28 de busca e apreensão nas prefeituras de Girau do Ponciano, Poço das Trincheiras, Estrela de Alagoas, Senador Rui Palmeira, Belo Monte, Limoeiro de Anadia, Lagoa da Canoa, Traipu e Craibas.
Entre os presos estão ex-prefeitos, primeiras-damas e parentes de prefeitos que ocupam cargos nas administrações municipais, além de gestores públicos. A PF não divulgou o nome dos suspeitos. Todos os mandados foram expedidos pela Justiça Federal em Arapiraca (AL). Nenhum prefeito está entre os presos. A competência para investigá-los é do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, com sede em Recife.
Segundo José Godoy, procurador da república em Arapiraca (122 km da capital), há suspeita de que o dinheiro desviado tenha sido usado também para pagar as compras semanais na casa dos suspeitos.
"Essa operação denota uma cultura muito nefasta de alguns gestores, de tratar a coisa pública com se fosse bens privados", disse Godoy. 'Usam o dinheiro da merenda para fazer as compras diárias da casa e de artigos de luxo.'"
Durante as investigações, crianças de escolas visitadas disseram que só tinham biscoito para comer. Em outras, só havia merenda para os primeiros 15 dias do mês. Nos demais, as crianças não comiam.
Segundo o procurador, o quadro encontrado nas escolas em relação à quantidade e qualidade dos alimentos oferecidos às crianças não batia com as notas fiscais nem com as licitações feitas pelas prefeituras para compra de merenda.
A operação realizada hoje é uma continuação de uma ação realizada em outubro de 2010, na qual sete pessoas foram presas suspeitas de fraudes nas licitações de merenda no Estado.
Segundo o procurador, os documentos apreendidos e os depoimentos obtidos após a primeira operação mostraram que as possíveis irregularidades iam além da fraude em licitações e abrangiam também desvio de dinheiro.

PRF apreende 9,6 kg de crack em fundo falso de carro em Cascavel

Uma mulher, de 30 anos, foi presa suspeita de tráfico de drogas.
Droga estava escondida em fundo falso de um carro, diz polícia

l
Policiais precisaram cortar a lataria para retirar a droga escondida no carro. (Foto: Divulgação Polícia Rodoviária Federal)Policiais precisaram cortar a lataria para retirar a
droga escondida no carro. (Foto: Divulgação Polícia
Rodoviária Federal)
Uma mulher, de 30 anos, foi presa suspeita de tráfico de drogas, por volta das 12h desta quarta-feira (30), em Cascavel, região Oeste do Paraná. A Polícia Rodoviária Federal apreendeu 9,6 kg de crack e um carro.
De acordo com as informações da PR, a droga estava escondida em diversos fundos falsos na carroceria do carro e os policiais tiveram que cortar a lataria para retirar os tabletes com a droga. O veículo estava com placa de Joinville (SC). Uma criança de quatro anos, filha da detida, também estava no carro. Policiais teriam desconfiado da situação porque a mulher e criança contaram versões diferentes.
A mulher foi encaminhada para 15ª Delegacia da Polícia Civil em Cascavel. A criança foi encaminhada para o Conselho Tutelar.
 
Presa a mulher que sequestrou bebê no Paraná              A polícia prendeu, no início desta tarde, Eva Cássia Ferrarezi Zeglan, de 40 anos, suspeita de ter matado uma adolescente na última quinta-feira e raptado seu filho recém-nascido. O crime ocorreu em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. A criança foi abandonada ontem em frente à Igreja Nossa Senhora de Fátima, em Guaraniaçu, no oeste do Paraná. Eva foi presa a caminho de Foz do Iguaçu, provavelmente com intenção de fugir para o Paraguai.


De acordo com a polícia, no carro em que ela estava foram encontradas fraldas, lenços umedecidos e a certidão de nascimento da criança. "A materialização e os indícios de autoria são fortíssimos contra ela", disse o delegado de Guaratuba, Claudimar Lúcio Lugli. Ele trabalha em conjunto com a delegacia de São José dos Pinhais.

Eva, que já foi casada e não possui filhos, é vizinha de familiares da vítima em Guaratuba, no litoral do Paraná. Ela foi ouvida nesta tarde em Foz do Iguaçu e negou o homicídio. "Mas já admitiu que abandonou a criança", disse Lugli. "A história que ela conta é muito confusa".

A mãe e a criança foram acompanhadas pela avó, no dia 24, até um posto de saúde em Guaratuba para fazer o exame do pezinho. A avó as deixou próximo à residência onde a jovem morava com o marido, o pedreiro Jefferson de Góes, de 33 anos. Testemunhas dizem ter visto a mãe e a criança entrando no carro de Eva.

A adolescente foi encontrada dois dias depois, morta por asfixia, às margens de uma estrada rural em São José dos Pinhais, distante cerca de 100 quilômetros. Segundo o delegado, ainda não é possível saber se a jovem foi morta em Guaratuba e abandonada na cidade vizinha ou se o homicídio ocorreu onde estava o corpo.

Ontem, o bebê foi abandonado em uma igreja de Guaraniaçu, no oeste do Paraná. Perto havia um bilhete: "Cometi um erro. Comprei esta criança por 1.500 reais da mãe que parecia drogada e de um homem também viciado. Somente ontem vi as notícias de que a mãe havia sido morta em São José dos Pinhais. Quando eu e meu marido saímos de lá ela estava viva e não temos nada a ver com isso. Só queríamos amar este bebê".

"Está enrolada até o pescoço", afirmou o delegado de Guaratuba. "A motivação ainda tem que ser esclarecida, mas era intenção da autora ficar com a criança". Ele não descarta que mais pessoas possam ter ajudado a mulher. O menino está sob guarda do Conselho Tutelar em Guaraniaçu, mas Lugli disse que estava em contato com o Ministério Público e com o conselho para tomar as medidas legais que permitam entregá-lo ao pai. Por enquanto, o reconhecimento da criança foi feito apenas por meio de fotografia.

Cooperativas do Paraná exportam frango para países de todo o mundo

PR, SC e RS são responsáveis por 70% da exportação nacional.
Sistema de produção coordena desde a ração até o envio da carga ao exterior.

Do G1 PR, com informações da RPC TV Foz do Iguaçu
O Brasil é o maior exportador de frangos do mundo. Em 2010, mais de 3.800 toneladas foram enviadas para fora do país. Os três estados da região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) são responsáveis por cerca de 70% da exportação nacional.
Na região Oeste do Paraná, cooperativas aviárias coordenam o sistema de produção e os resultados demonstram que o trabalho tem dado certo. Um dos aviários da região abate 170 mil frangos por dia e atende mais de 50 países.
Com a experiência, a empresa aprende a atender a demanda característica de cada comprador. “A prioridade é pra cortes, que são produtos com maior valor agregado e que remuneram melhor a empresa”, diz a gerente da cooperativa, Lérida Vargas.

Corpo de José Alencar chega a Brasília


para velório no Palácio do Planalto
Cortejo fúnebre segue pelas ruas da capital federal em carro aberto do Corpo de Bombeiros
Renan Ramalho, do R7, em Brasília

Ale Vianna/News Free/AEAle Vianna/News Free/AE
Avião da FAB (Força Aérea Brasileira) leva o corpo do ex-vice-presidente a Brasília
O corpo do ex-vice-presidente José Alencar chegou à base aérea da Presidência, em Brasília, por volta das 10h desta quarta-feira (30). O avião C105 Amazonas da FAB (Força Aérea Brasileira) partiu do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, pouco antes das 8h. O cortejo fúnebre será feito em carro aberto do Corpo de Bombeiros e seguirá pelas ruas da capital federal até o Palácio do Planalto. A previsão é de que o percurso dure cerca de uma hora e vai passar pelo Eixo Rodoviário Sul (Eixão) que cruza o Plano Piloto da capital federal, antes de passar pela Esplanada dos Ministérios.
A família do ex-vice-presidente chegou à capital federal por volta das 9h20. Os nove parentes foram recepcionados pelos presidentes do Congresso, José Sarney, e da Câmara, Marco Maia, além do presidente em exercício, Michel Temer. Representando o STF (Supremo Tribunal Federal), está na base o ministro Carlos Ayres Britto.
As autoridades cumprimentaram os familiares e permaneceram na base aérea aguardando a chegada do corpo.
No Palácio, o caixão sobe a rampa para ficar posicionado no centro do Salão Nobre, que foi esvaziado. Durante a parte da manhã, apenas a família e autoridades velarão o corpo. Depois, uma parte do espaço será liberada para passagem de visitantes.

Pais de menino chinês de 62 kg não sabem motivo da obesidade do filho

Lu Zhihao tem apenas quatro e 1,1 metro de altura.
Peso médio para uma criança de quatro anos é de 17 quilos.

Do G1, em São Paulo
Os pais do menino chinês Lu Zhihao, de 4 anos, que tem 1,1 metro de altura e pesa 62 quilos, ainda não sabem o motivo para o filho engordar tanto. Eles disseram que o menino começou a ganhar peso drasticamente a partir dos três meses de idade.
Chinês Lu Zhihao, de 4 anos, tem 1,1 metro de altura e pesa 62 quilos. (Foto: Joe Tan/Reuters)Chinês Lu Zhihao, de 4 anos, tem 1,1 metro de altura e pesa 62 quilos. (Foto: Joe Tan/Reuters)
Preocupados, os pais chegaram a levá-lo a vários hospitais, mas o motivo de sua obesidade ainda não foi diagnosticado. Devido ao peso acima do indicado para a idade, Zhihao tem dificuldade para caminhar, brincar ou fazer atividades físicas.
Segundo especialistas, o peso médio para uma criança de quatro anos é de 17 quilos.
Lu Zhihao tem dificuldades para praticar esportes. (Foto: Joe Tan/Reuters)Lu Zhihao tem dificuldades para praticar esportes. (Foto: Joe Tan/Reuters)
Lu Zhihao em sua escolinha em Foshan, na província de Guangdong. (Foto: Joe Tan/Reuters)Lu Zhihao em sua escolinha em Foshan, na província de Guangdong. (Foto: Joe Tan/Reuters)
Lu Zhihao é muito maior do que crianças da mesma idade. (Foto: Joe Tan/Reuters)Lu Zhihao é muito maior do que crianças da mesma idade. (Foto: Joe Tan/Reuters)

MUNDO ARTÍSTICO - Maria fatura o BBB 11


Após cinco anos, uma mulher voltou a vencer o Big Brother Brasil. Com 43% dos votos, a atriz paulista Maria, 27 anos, venceu a 11ª edição do reality show mais famoso do país e faturou o prêmio de R$ 1,5 milhões. As outras mulheres a vencer o BBB foram a fluminense Cida (BBB 4), em 2004, e a baiana Mara (BBB 6), em 2006. Em segundo lugar, com 31%, ficou o médico mineiro Wesley, que foi um dos 'namorados' da campeã de 2011 - o outro foi o carioca Maurício, o Mau Mau. O vice-campeonato rendeu a Wesley uma premiação de R$ 100 mil. Já o pernambucano Daniel, 40 anos, ficou com o terceiro lugar (26%) e levou para casa R$ 50 mil. Como ocorre em todos os anos, os finalistas assistiram ao programa de terça-feira (30), que teve show do Jota Quest e a presença dos demais 'brothers' eliminados do programa da Rede Globo.
Saída - Assim que foi anunciada campeã do BBB 11, Maria e Wesley deixaram rapidamente a casa onde estavam confinados desde janeiro e foram ao encontro do apresentador Pedro Bial. Ao ser perguntada se sabia porque havia vencido o reality este ano, a atriz disse que foi pelo fato de ter 'mariado' (gíria criada a partir do jeito desligado da paulista).
Wesley - Depois de conversar com Maria, Bial entrevistou Wesley. O apresentador perguntou se o médico estava satisfeito em perder a final para a sua namorada. Sem pestanejar, o mineiro disse que sim.

FOI A VENCEDORA DO BBB11 que proporcionou uma cena pornográfica no BBB 11 da REDE GLOBO

Nesta cena a participante do BBB11 Maria, tira a calcinha na frente de um outro participante, foi um dos vídeos mais acessados no YOUTUBE na semana. A cena gerou polêmica

CLICK NESTE LINK PARA VER O VÍDEO COMPLETO NO YOUTUBE
Ou click abaixo para ver um trecho do vídeo
video
CLICK E ASSISTA

Mãe morre e bebê desaparece no Paraná

Mãe da criança, de 16 anos, foi encontrada com sinais de estrangulamento

Um bebê de menos de um mês de vida está desaparecido desde a última quinta-feira no Paraná. A mãe da criança, Paloma dos Santos Agostinho, de 16 anos, que havia saído de casa com o bebê para fazer o teste do pezinho, foi encontrada morta no sábado, em uma estrada rural na cidade de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.
A polícia está tentando descobrir como Paloma e o bebê foram parar em São José dos Pinhais, já que eles moravam em Guaratuba, cidade do litoral do Estado e aparentemente sem ligação da jovem com São José dos Pinhais. Nesta terça-feira, o pedreiro Jefferson de Góes, de 33 anos, que mantinha relacionamento com a adolescente, e outros parentes da vítima prestaram depoimento.
Paloma foi asfixiada, com algum tipo de corda ou fio, e encontrada sem sinais aparentes de abuso sexual, de acordo com a polícia. Os indícios serão analisados pelo Instituto Médico-Legal. A hipótese é de que a jovem tenha sido morta em outro lugar e deixada posteriormente na estrada, que é considerada bastante movimentada, por ficar próxima de um ponto de turismo rural. O caso está sendo investigado pelas delegacias de São José dos Pinhais e de Guaratuba.

Receita recebeu só 15% das declarações no Paraná

Até ontem, 249.110 dos contribuintes tinham prestado contas. Profissionais fazem mutirão do IR
No Paraná, até as 16h30 de ontem, apenas 249.100 contribuintes tinham entregado a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), ano base 2010. A pouco mais de um mês do fim do prazo para a entrega das declarações, o número representa 15% do total de 1,560 milhão declarações esperadas para este ano no Paraná. A exemplo do restante do País, os contribuintes devem deixar para a última hora, segundo disse ontem o chefe de Fiscalização da Secretaria da Receita Federal em Curitiba, Vergilio Concetta.
“Recebemos em torno de 4 milhões de declarações (cerca de 16% do total esperado). Falta muito. Mas, o que se constata é que o brasileiro deixa tudo sempre para a última hora”, assinalou o o chefe de Fiscalização da Secretaria da Receita Federal, Leônidas  Quaresma à Agência Brasil. “Nos dois últimos dias, 20% dos contribuintes entregam a declaração. Apesar de terem quase 60 dias para entregar, 20% acabam deixando para os últimos dias.” São esperadas cerca de 24 milhões de declarações.
Para os contribuintes curitibanos que têm dúvidas a respeito de como prestar contas à Receita Federal, várias entidades programaram mutirões a fim de esclarecer dúvidas da população sobre o preenchimento da declaração. Neste fim de semana, os professores e alunos do curso de Ciências Contábeis das Faculdades Integradas do Brasil (UniBrasil) promovem mais um mutirão. As orientações serão realizadas na pracinha de eventos do Shopping Jardim das Américas nos dias 1º de abril, das 19 às 22 horas, e 2 de abril das 10 às 18 horas. O evento é gratuito e aberto ao público. Mais informações podem ser obtidas pelo site www. unibrasil.com.br.

Os professores e alunos da FAE Centro Universitário também irão orientar o contribuinte sobre a declaração do Imposto de Renda a partir do dia 2 de abril, com o projeto “Amansando o Leão”. No dia 2 de abril, os professores e alunos da FAE orientarão o contribuinte, das 10 às 20 horas, no Shopping São José, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. No Shopping Cidade, o atendimento será nos dias 9 e 10 de abril, das 10 às 20 horas (sábado) e das 12 às 20 horas (domingo). No Angeloni do bairro Água Verde, o atendimento será nos  dias 16 e 17 de abril, das 10 às 20 horas, na FAE (Hall de entrada), nos dias 19 e 20 de abril,das 9 às 17 horas, e também nos dias 27 e 28 de abril, das 9 às 17 horas. O atendimento na FAE pode ser agendado pelo telefone 0800 727 4001.
O Declare Certo, promovido pelo Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (Sescap-PR), será no dia 15 de abril, das 9 às 17 horas, na Boa Maldita. Durante todo o dia, os empresários contábeis vão se revezar em praça para atender de forma voluntária os contribuintes que tenham dúvidas para fazer a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2011.
Para receber atendimento é necessária a cópia da declaração do ano anterior e os informes de rendimentos obtidos em 2010. O prazo final para a entrega do IR é dia 29 de abril. Quem não entregar até esta data está sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.

Brasil perde 4% da soja


Considerando os atuais preços praticados nas regiões, as perdas nas colheitas equivalem a mais de R$ 115 milhões que deixam de ir para o caixa do produtor. Apesar de a média nacional de perdas ser de 4%, as regiões Norte e Nordeste são as que apresentam os piores resultados, com 4,9% da produção ficando na lavoura. Diferentemente das expectativas, o Sul, onde estão localizadas as máquinas mais antigas em operação, é a região onde as perdas são menores, 3,4% da produção.
"Antes de fazer o levantamento, nossa estimativa era que as perdas na colheita fossem qualquer coisa entre 5% e 8% da produção. O levantamento indicou que 4% ficam na lavoura, mas esse ainda é um percentual muito elevado", afirma André Pessôa, diretor da Agroconsult. Ele lembra que, em uma colheitadeira bem regulada, operando na velocidade recomendada e seguindo as orientações do fabricante, as perdas durante a colheita não poderiam superar 0,5%.
A análise foi feita a partir dos dados coletados durante os quase três meses que o Rally da Safra percorreu onze Estados para levantar a campo as condições das lavouras de soja e milho do país. Os dados finais foram apresentados ontem, em São Paulo, e indicam que a produção brasileira de soja no ciclo 2010/11 alcançará um novo recorde, 72,7 milhões de toneladas. O volume é 5,4% superior ao registrado na safra passada.
Segundo Pessôa, as perdas em decorrência de adversidades climáticas, como a La Niña, foram menores que o esperado, especialmente na região Sul. "Os produtores gaúchos anteciparam o plantio, fazendo com que o período de enchimento de grãos acontecesse antes do pico da estiagem, que ocorre em março", disse.
No caso do milho, a expectativa para o ciclo atual é de uma produção de 34,8 milhões de toneladas para a safra de verão, desempenho 2,2% superior ao registrado no ano passado. A safra maior se deve principalmente ao ganho de produtividade obtido pelo uso de sementes de melhor padrão tecnológico. Segundo a Agroconsult, a média nacional foi de 4.518 quilos por hectare, sendo que no Paraná, a média foi de 7.884 quilos.
"Já não identificamos mais lavouras de baixo padrão tecnológico. Hoje só existe de alto e médio padrão, sendo que esse segundo já está em fase de extinção", diz Pessôa. Segundo o consultor, já não é raro encontrar lavouras de milho com rendimentos de 12 mil quilos por hectare.
Levantamento realizado pela Agroconsult revela que quase 3 milhões de toneladas de soja sequer saem das lavouras brasileiras. O volume de grão é literalmente perdido durante o processo de colheita da oleaginosa e equivale a 4% da produção nacional de soja. Nesse valor não são consideradas as perdas que ocorrem durante o processo de transporte da safra, seja para os silos das tradings, seja para os portos com destino ao mercado externo.

terça-feira, 29 de março de 2011

Copa do Mundo vai gerar 448 oportunidades para pequenas empresas

Sebrae apresenta mapeamento em quatro setores da economia e lança programa de capacitação e desenvolvimento
Construção civil, tecnologia da informação, turismo e produção associada ao turismo. Esses quatro setores da economia oferecem 448 oportunidades de negócios para pequenas empresas nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. Os dados fazem parte do `Mapa de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas nas Cidades-Sede´, divulgado pelo Sebrae nesta terça-feira (29), no Rio de Janeiro.
O mapeamento é uma das ações previstas no Programa Sebrae na Copa de 2014, que receberá, até 2013, investimentos de R$ 79,3 milhões. Os recursos serão aplicados em programas de consultoria, inovação e acesso a mercados, como o Sebrae Mais, Sebraetec, Agentes Locais de Inovação (ALI) e Centrais de Negócios. Para atender à demanda, novas soluções também poderão ser criadas.
De acordo com o mapeamento do Sebrae, encomendado à Fundação Getúlio Vargas (FGV), haverá possibilidades de negócios para pequenos empreendimentos antes, durante e após o evento esportivo. Alguns exemplos são as agências de viagens emissivas e de receptivo, fornecedores de uniformes, empresas de terraplanagem, restaurantes e outros estabelecimentos de alimentação e bebidas, comércio de reparação e manutenção de equipamentos de comunicação, empresas de Internet e infraestrutura de tecnologia da informação (TI), produção de artesanato, design de produtos e embalagens, fornecedores de material e mobiliário de escritório.
As 448 oportunidades de negócios foram extraídas de uma lista de atividades nas quais essas empresas podem empreender com grande chance de sucesso. Esses segmentos incluem as compras governamentais (com as garantias previstas na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa) e os negócios diretamente com o mercado – que representam a maior parte das oportunidades. Ainda no primeiro semestre de 2011, serão mapeados mais cinco setores: agronegócio, madeira e móveis, têxtil e confecção, comércio varejista e serviços.
Legado
Além da realização de negócios, o Programa Sebrae na Copa 2014 aproveita o impulso do evento esportivo para trabalhar no desenvolvimento das micro e pequenas empresas. “A ideia é permitir que elas ocupem um espaço maior na economia, não apenas no período até 2014, mas no futuro. Atualmente, 99% das empresas brasileiras são micro ou pequenas e elas respondem por 20% do Produto Interno Bruto (PIB). Em países como a Alemanha, a participação no PIB chega a 40%”, afirma o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.
Entre as ações para a Copa, está prevista, inicialmente, a capacitação de 7,7 mil empreendimentos avançados (com mais de dois anos de funcionamento) nas 12 cidades-sede, que serão multiplicadoras dos avanços de gestão e inovação para centenas de milhares de outros empreendimentos. “Tão importante quanto fazer essa capacitação de gestores é articular, junto às grandes corporações, a inserção das pequenas empresas nas principais cadeias produtivas. Já iniciamos o diálogo com as principais associações empresariais nesse sentido”, revela Luiz Barretto.
Neste primeiro momento, o levantamento está sendo feito em âmbito nacional. A segunda etapa será a identificação das atividades mais promissoras em cada estado que sedia a Copa, levando em consideração as aptidões locais. Estão em andamento 14 mapeamentos locais, sendo nove no setor da construção civil – no Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Amazonas, Mato Grosso, Distrito Federal, Ceará e Paraná. Em tecnologia da informação, os mapeamentos ocorrem no Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraná, Distrito Federal e Ceará. Até maio, deverão estar concluídos os dados regionais dos quatro setores.
As atividades priorizadas pelos estados serão trabalhadas em encontros de negócios organizados pelo Sebrae e irão contar com a participação de empresários (fornecedores e compradores de produtos e serviços), associações de classe, bancos de financiamento e outras entidades. Ao todo, serão 12 encontros, um por cidade-sede, que devem começar no primeiro semestre.
O Mapa de Oportunidades aponta quais são os requisitos obrigatórios e classificatórios que devem ser cumpridos para que os empresários possam garantir seu espaço no mercado. Eliminatórios são aqueles sem os quais uma empresa é ou não contratada, normalmente por questões legais, como alvará de funcionamento, nota fiscal, Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e Inscrição Estadual.
Já os requisitos classificatórios são os que agregam valor à empresa, sendo uma condição diferencial que poderá aumentar as chances de desenvolvimento e exploração dos negócios. São de três tipos: documentação específica (como Crea e certificações ISO), gestão e sustentabilidade. No setor de turismo, contam pontos a favor da empresa o apoio no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes e a contratação prioritária de mão de obra de fornecedores locais.
Outro dado relevante do mapeamento é o índice de densidade das empresas nas atividades dos setores. Esse índice oscila entre 0 e 1. Um índice 0,80 significa que, do total de empresas da respectiva atividade econômica, 80% delas são micro e pequenas. No setor de tecnologia da informação, as atividades de rádio têm nível de densidade de 0,82. No turismo, os serviços de guia registram índice de 0,99
Paranaense é a primeira mulher a assumir Direção Geral da Polícia Rodoviária Federal
Roberta Canetti
A superintendente da Polícia Rodoviária Federal do Paraná, Maria Alice Nascimento Souza, vai assumir a Direção geral do Departamento de Polícia Rodoviária Federal. Ela foi convidada pelo Ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, para assumir o cargo deixado por Hélio Derenne. Ele pediu exoneração do cargo depois de denúncias levadas ao ar no domingo no programa “Fantástico”, da Rede Globo. A reportagem mostra corrupção de policiais rodoviários. Maria Alice, que vai ficar interinamente no cargo é a primeira mulher a assumir um cargo de chefia na Polícia Rodoviária Federal

José Alencar perde a luta contra o câncer

 
foto
Foto: Divulgação/
Depois de lutar por mais de 13 anos contra o câncer, o ex-vice-presidente da República José Alencar morreu na tarde desta terça-feira (29), aos 79 anos, em São Paulo. Nesse período ele foi submetido a 17 cirurgias, perdeu um rim, dois terços do estômago e partes dos intestinos delgado e grosso. Alencar era casado com Mariza Campos Gomes da Silva, pai de três filhos --Josué Christiano, Maria da Graça e Patrícia -- e avô de cinco netos (em 2001 ele passou a responder a um processo de reconhecimento de paternidade ajuizado por Rosemary de Moraes).
O quadro clínico do empresário que ajudou a eleger Lula em 2002 e em 2006 piorou três dias antes do último Natal, quando foi internado com urgência após uma nova hemorragia abdominal provocada pelo tumor no intestino. Os médicos contiveram o sangramento, mas não puderam retirar os tecidos comprometidos pela doença, impedindo o político mineiro de se despedir do cargo em Brasília e de participar da posse da presidente Dilma Rousseff.
De dezembro até os primeiros meses de 2011, o ex-vice voltou a ser internado diversas vezes, sempre em situação muito grave. Cirurgias foram descartadas nas últimas internações devido ao estado delicado de sua saúde.
Em novembro de 2009, Alencar garantiu que se a saúde permitisse seria candidato ao Senado. No início do ano passado, cogitou tentar o governo de Minas Gerais. Porém, em abril, afirmou que não disputaria cargos por estar em tratamento de quimioterapia contra o câncer.
"Decidi não me candidatar a nada. Vou cumprir o meu mandato até o último dia, se Deus quiser, e descer a rampa da mesma forma que subi. Subi a rampa com ele [Lula], vou descer com ele. Ele também não se afastou, vamos juntos", disse na ocasião. Proibido pelos médicos, ficou no hospital enquanto Dilma e seu sucessor, Michel Temer, recebiam o cargo no Palácio do Planalto.

Histórico

Os problemas do ex-vice-presidente com o câncer começaram em 1997, quando descobriu dois pequenos tumores malignos no rim direito e no estômago. Na ocasião, Alencar foi operado no mesmo dia.
Submeteu-se a duas cirurgias --em 2000 e 2002-- para tratar de um câncer da próstata. Em 2006, foi a vez de um tumor retroperitonial (atrás da membrana serosa que recobre as paredes do abdome e a superfície dos órgãos digestivos).
Em outubro de 2007 Alencar foi operado novamente do tumor no retroperitônio. Numa revisão da cirurgia em 20 de dezembro, foi detectado um "ponto minúsculo" na mesma região, e os médicos decidiram fazer sessões de quimioterapia para combatê-lo.
Entre 12 e 19 de janeiro de 2008, ficou internado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, por conta de uma infecção decorrente da quimioterapia. Recebeu alta aparentando fragilidade, mas com otimismo. Na ocasião, disse que queria almoçar em uma churrascaria.
Depois disso, voltou a ser hospitalizado outras vezes para ser submetido a tratamentos de quimioterapia. No dia 26 de julho de 2008, Alencar admitiu em uma entrevista coletiva que estava novamente com câncer. Ele disse a jornalistas, em Brasília, que exames de rotina feitos em São Paulo mostraram "uma recorrência".
Na ocasião, ele descartou a possibilidade de se afastar temporariamente da Vice-Presidência da República.
Em janeiro de 2009, enfrentou cerca de 17 horas de operação para a retirada de nove tumores na região abdominal. Na mesma cirurgia, os médicos retiraram parte do intestino delgado, outra do intestino grosso e uma porção do ureter, canal que liga o rim à bexiga. Alencar ficou internado 22 dias após a operação.
Já em maio do mesmo ano, novos exames apontaram o retorno de tumores malignos em "alguns pontos da cavidade abdominal". Mas, no final de outubro de 2009, Alencar disse que o último exame realizado mostrava uma "redução substancial" dos tumores.
No início de julho de 2010, Alencar deu entrada no hospital Sírio-Libanês para uma sessão de quimioterapia, mas apresentou uma crise de hipertensão e foi internado em seguida. Após três dias, foi diagnosticada uma isquemia (deficiência na irrigação sanguínea) cardíaca, o que estava provocando uma irrigação insuficiente em uma das paredes laterais de seu coração.
Por isso, foi feita a colocação do stent (dispositivo para dilatar vasos sanguíneos) no coração. Na ocasião, ele também passou por um cateterismo (exame para verificar as condições de vasos sanguíneos).
Em setembro, o vice-presidente voltou a ser internado para tratar um edema agudo de pulmão. Já no final de outubro, Alencar foi internado com um quadro de suboclusão intestinal.
No começo de novembro, sofreu um infarto agudo do miocárdio e foi submetido a um novo cateterismo. No dia 27 de novembro, Alencar foi operado para desobstruir o intestino. A cirurgia durou cinco horas e resultou na extração de dois nódulos e 20 centímetros de seu intestino delgado. No final do procedimento, ele sofreu uma arritmia cardíaca, que foi revertida.
No meio de dezembro, Alencar deixou o hospital após passar 25 dias se recuperando da cirurgia e submetendo-se a sessões de hemodiálise, por conta do comprometimento das funções renais. Em 22 de dezembro, porém, voltou ao hospital, de onde só recebeu alta no dia 26 de janeiro.
Alencar voltou a ser internado às pressas no dia 9 de fevereiro devido a uma perfuração intestinal. Ele deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no dia 15 de fevereiro e recebeu alta médica 34 dias depois. No dia 28 de março retornou ao hospital em situação considerada crítica e foi internado novamente na UTI.

Biografia

Filho de um pequeno comerciante de um vilarejo mineiro, José Alencar Gomes da Silva começou a trabalhar cedo e deixou a família quando tinha 14 anos para empregar-se numa loja na sede do município de Muriaé (MG).
Em 1947, atrás de um emprego melhor, mudou-se para Caratinga, cidade em que conheceu Mariza, com quem se casou. Aos 18 anos, foi emancipado pelo pai (na época, a maioridade civil ocorria aos 21 anos) e, com apoio financeiro de um irmão, abriu uma loja na cidade.
Hoje, a Coteminas S.A., controlada pela família de Alencar, é a maior empresa do setor têxtil do país e um dos mais importantes grupos econômicos do Brasil.
Alencar causou surpresa, à esquerda e à direita, ao aceitar a posição de vice na vitoriosa chapa de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República, na campanha de 2002. Quatros anos depois, foi reeleito vice-presidente.
Em julho de 2010, um juiz da comarca de Caratinga (MG), declarou José Alencar oficialmente pai de Rosemary de Morais, que passou a assinar Gomes da Silva. A sentença faz parte de uma ação de reconhecimento de paternidade ajuizada em 2001.

Paraná registra dez mortes por dengue

A dengue já causou a morte de 10 pessoas no Paraná, segundo boletim da Secretaria de Saúde divulgado nesta semana. A cidade de Jacarezinho foi a mais afetada, com registro de sete mortes. Em Londrina foram duas e em Cornélio Procópio, uma.

Em todo o Estado foram registrados 27.918 casos suspeitos de dengue e 5.684 foram confirmados. De acordo com o boletim da Secretaria de Saúde, 5.508 casos são autóctones, ou seja, as pessoas se infectaram na própria cidade, e 176 casos são importados. Há registro de dengue em 115 municípios do Paraná. Porém, 76,7% dos casos estão em quatro cidades: Londrina (2.534), Foz do Iguaçu (626), Cornélio Procópio (622) e Jacarezinho (577).

Os municípios que têm risco alto e médio de epidemia de dengue, segundo condição do índice de infestação predial e ocorrência de casos, receberam um alerta da secretaria. Os municípios com alto risco são: São Miguel do Iguaçu, Leópolis, Florestópolis, Astorga, Cambé, Assaí, Bela Vista do Paraíso, Medianeira, Maripá, Santa Fé, Marialva, Matelândia, Sarandi, Goioerê, Paiçandu e Cascavel.

Em Portugal, Dilma afirma que Brasil pode ajudar país a deixar crise

Zoom
Dilma fica em Portugal até quarta-feira Dilma fica em Portugal até quarta-feira

Da Redação, com Rádio Bandeirantes

mundo@eband.com.br

Em visita oficial a Portugal, a presidente Dilma Rousseff afirmou que o Brasil pode ajudar o país a superar a crise financeira que o atinge.

A petista está em Coimbra, perto de Lisboa, onde acompanhará na quarta-feira uma cerimônia em que o ex-presidente Lula receberá o título de Doutor Honoris Causa na universidade da cidade.

Dilma também se encontrará com o presidente Cavaco Silva e com o primeiro-ministro demissionário, José Sócrates.

Diferentemente da viagem planejada para a China, no próximo dia 10, além do compromisso privado em Coimbra, Dilma não tratará de negócios nos encontros bilaterais. Apesar da afirmação, de acordo com o Planalto, a visita aos dois dirigentes portugueses terá cunho mais político.

As trocas comerciais entre o Brasil e Portugal não crescem na mesma proporção em que aumenta a participação do Brasil no comércio mundial. De acordo com dados do INE (Instituto Nacional de Estatística), o Brasil ocupa a décima posição entre os principais destinos das exportações portuguesas, o que representa um avanço. Antes, o Brasil nem figurava entre os dez destinos comerciais de Portugal.

Crise portuguesa

Dilma e Lula desembarcam em Lisboa no momento em que os portugueses buscam o fim do impasse em torno da crise. Na semana passada, ao ver seu plano econômico vetado pelo Parlamento, José Sócrates pediu demissão. Já o presidente Cavaco Silva está preocupado em convocar as eleições legislativas.

Além de ser o segundo país da zona do euro a ter suas eleições antecipadas por causa da crise, há em Portugal um temor generalizado de que o país sofra intervenção, como ocorreu com a Grécia e a Finlândia. As próximas eleições podem ocorrer a partir de junho. O governo português não descarta a possibilidade de pedir ajuda ao Fundo Europeu.

Jardim Alegrense na Seleção Brasileira!!!


Confira a entrevista com o Sr Natalino (Pai de Leandro Damião),na Rede Globo,logo após o jogo entre Brasil e Escócia.  " class="">

Luan Santana é mordido pelo próprio cachorro, conta jornal

Segundo o 'Diário de São Paulo', cantor voltava de um show quando foi atacado.

  •  

Luan Santana (arquivo)

Segundo coluna do jornal "Diário de São Paulo", Luan Santana foi mordido por um de seus cachorros quando chegava em casa, em Londrina, no Paraná.

O incidente aconteceu quando o cantor voltava de shows, depois de dois dias longe de casa. O bicho não deve ter reconhecido seu dono..

Máquinas da gráfica da Assembleia do PR são doadas para penitenciária

Gráfica foi fechada no início do ano por imprimir documentos secretos.
Máquinas serão utilizadas para capacitação profissional de presos.

Do G1 PR
A Secretaria da Justiça e da Cidadania do Paraná (Seju) recebeu, nesta segunda-feira (28), oito equipamentos da gráfica da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), que foi fechada no início deste ano. As máquinas serão utilizadas para qualificação profissional dos presos da penitenciária de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, e para impressão de livros didáticos e materiais educativos sobre direitos humanos.
O anúncio do fechamento da gráfica da Alep foi feito pelo presidente da Casa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), no dia da posse da atual mesa executiva da Assembleia. Segundo deputado, a medida visou acabar com a emissão dos documentos secretos, que continham atos ilegais dos parlamentares como contratação irregular de funcionários e desvio de dinheiro público.

Em março de 2010, a RPCTV e o jornal "Gazeta do Povo" fizeram uma série de reportagens chamadas de "Diários Secretos" mostrando a rede de corrupção e contratação de funcionários fantasmas e laranjas por meio da manipulação de diários oficiais da Assembleia Legislativa. As reportagens deram origem à investigação do Ministério Público que revelou o desvio de pelo menos R$ 100 milhões. Com o fechamento da gráfica os documentos da Assembleia passaram a ser impressos na Imprensa Oficial do Governo do Paraná.
Ao todo a penitenciária de Piraquara recebeu três impressoras, duas picotadeiras, duas dobradeiras e uma guilhotina que devem chegar ao local nos próximos dias. Além das máquinas, o termo de cessão assinado na segunda-feira também ofereceu a Secretaria de Justiça e Cidadania 45 servidores efetivos que estão sem função na Assembleia. Eles poderão, segundo o governo estadual, trabalhar em diferentes setores da Seju, sem perder os direitos de funcionários da Alep.
Suspeito de integrar PCC deixa a segurança máxima de CG

A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado Pará (Susipe), em nota divulgada ontem, informou que Adriano da Silva Brandão, conhecido como Zangado, deixou a Penitenciária Federal de Segurança Máxima de Campo Grande (MS), onde cumpriu parte da pena a que foi condenado, e retornou ao Centro de Recuperação Penitenciário do Pará (CRPP III). Segundo a polícia, há indícios de que Adriano seja membro da facção criminosa PCC do Paraná.

Segundo a nota, ele participou de diversos assaltos de grande repercussão pública e midiática atuando com armamento pesado.

A transferência contou com o apoio do Comando de Operações Especiais (COE), da escolta especializada, implantada na nova gestão da Susipe, sob o comando do capitão Amarantes, diretor do CRPP III.




Fonte: Terra

Ministério dá cinco dias para PRF fazer propostas sobre denúncias

Falta de fiscalização e tráfico em estradas foram mostradas pelo Fantástico.
Despacho de José Eduardo Cardozo saiu no Diário Oficial nesta terça (29).

Do G1, em São Paulo
Despacho do Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo publicado no Diário Oficial da União nesta terça-feira (29) determina que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apresente, em um prazo de cinco dias úteis, "propostas e planos de equacionamento" das denúncias mostradas pelo Fantástico no domingo (27).
A reportagem apresentou casos de corrupção policial em rodovias federais, falta de fiscalização e tráfico de drogas nas estradas. As situações retratadas levaram à saída de três integrantes do comando da Polícia Rodoviária Federal.
Como já havia adiantado em nota divulgada na segunda-feira (28), o ministro determina em seu despacho a abertura de sindicância para apurar a "falta de fiscalização, do abandono e da deterioração dos postos do Departamento; a falta de planejamento na reforma do posto do DPRF em São Sebastião no Estado de Alagoas (...); a venda de drogas ao longo das rodovias; a omissão quanto à adoção dos procedimentos cabíveis com relação aos veículos apreendidos".
O Diário oficial também determinou a abertura de sindicância para apurar "eventuais irregularidades consistentes na liberação irregular de veículos, em razão da pessoa do condutor, cometidas no âmbito da Superintendência Regional do DPRF no Estado do Ceará". O ministério também solicitou que a Controladoria-Geral da União e o Ministério Público Federal recebessem cópias da reportagem.
Exonerações
Após as denúncias, deixaram os cargos o diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, Hélio Derenne, o ex-superintendente da PRF no Ceará, Ubiratan Roberto de Paula, e o coordenador-geral de operações da Polícia Rodoviária Federal, inspetor Alvarez de Souza Simões. No lugar do diretor-geral assume a atual superintendente da Polícia Rodoviária Federal do Paraná, Maria Alice Nascimento Souza.
O ex-superintendente da PRF no Ceará, Ubiratan Roberto de Paula aparece em vídeo pedindo “tolerância” na aplicação de multas a parlamentares e autoridades. Já o inspetor Alvarez de Souza Simões disse que a ação de policiais rodoviários federais no Morro do Alemão teria sido “firula”.

Duas adolescentes são feridas por bomba caseira em colégio do Paraná

As adolecentes tiveram queimaduras de segundo grau.
Elas estavam no ginásio do colégio em Almirante Tamandaré.

Do G1 PR, com informações da RPC TV Curitiba
Uma bomba caseira foi jogada dentro de uma escola em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba, na noite de segunda-feira (28). Duas adolescentes, de 16 e 17 anos, foram atingidas e tiveram queimaduras de segundo grau e foram encaminhadas para um hospital da capital.
Segundo informações do pai de uma das alunas feridas, as duas colegas estavam no ginásio da escola quando foram surpreendidas pela bomba. As adolescentes receberam alta do hospital ainda na noite de ontem (28).
Na manhã desta terça-feira (29), o G1 tentou contato com algum representando do colégio estadual, mas ninguém foi encontrado.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Ficha Limpa pode demorar uma década para entrar em vigor

Ministro defende que antes de se aplicar a lei devem ser esgotados os recursos na Justiça
.
                                         
Brasília - Depois de anular o efeito da Ficha Limpa sobre as eleições do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) caminha para outro debate e julgamento que podem adiar a entrada da lei em vigor por cerca de uma década. Os próximos julgamentos do STF sobre Ficha Limpa indicam que dificilmente a lei deve valer integralmente para as próximos eleições, o pleito municipal de 2012, quando vão ser escolhidos os prefeitos e os vereadores.

O presidente do STF, ministro Cezar Peluso, argumenta ser inconstitucional trecho da Lei de Ficha Limpa justamente porque o candidato ainda poderia ser inocentado em instâncias superiores. A lei como está, diz, fere o princípio da presunção da inocência. (AE)

SAIBA MAIS

1 A Constituição brasileira diz expressamente, no artigo 5º, que "ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória". O STF, diante de questionamentos sobre o alcance do artigo, estabeleceu que o cumprimento de uma punição só começa quando o réu esgota todas as possibilidades de recurso ao Judiciário (transitado em julgado)

2 Se os ministros entenderem que a inelegibilidade prevista na Ficha Limpa é uma pena e não uma sanção, como argumentam alguns deles, a lei poderá perder uma das suas principais inovações

3 Ministros do STF lembraram que um processo demora muito para acabar de forma definitiva. A duração depende da complexidade do caso e do juiz ou tribunal que o julga, mas, como disse um ministro, "há processos que demoram uma década"

4 Se o entendimento da maioria dos ministros for na linha de que o artigo 5º também se aplica para as cláusulas de inelegibilidade, isto é, que os candidatos e parlamentares também têm direito a esgotar por completo os recursos ao Judiciário, então a Lei da Ficha Limpa só poderá ser aplicada depois que o processo esgotar todas as instâncias do Judiciário. Em outras palavras: até que se esgotem os processos em curso, o que pode levar, em média, uns dez anos, nenhum político será alcançado pela Ficha Limpa

Metade dos políticos não terá vaga

A decisão do STF deverá beneficiar, de imediato, vários dos 32 candidatos que estão com recurso tramitando na Corte. Entretanto, para quase metade deles, a decisão não significa a obtenção do cargo pleiteado, já que não obtiveram bom desempenho nas urnas e não seriam eleitos de qualquer forma. Nesses casos, o resultado não seria favorável mesmo com a recontagem de votos da coligação ou do partido e o novo cálculo do quociente eleitoral. (ABr)

Pena após condenação em 2a instância

O presidente do STF, ministro Cezar Peluso, já defendeu uma mudança radical no andamento de processos: depois de condenado na segunda instância, o réu começaria a cumprir pena, independentemente de haver recursos à espera de julgamento em outras instâncias. Essa proposta até já foi negociada com o Ministério da Justiça.

Ano passado, Peluso afirmou: "O Brasil é o único país do mundo que tem, na verdade, quatro instâncias recursais". Apesar da proposta, no julgamento da Lei da Ficha Limpa, o ministro foi numa direção oposta à alteração na Constituição, condenando a aplicação imediata. Ele fez severas críticas ao trecho da Ficha Limpa que torna inelegível quem for condenado em segunda instância, por exemplo. (AE)