Powered By Blogger

sábado, 27 de novembro de 2010

SAUDE

Câncer de colo de útero mata mais nos Estados do Norte

  

O câncer de colo do útero é o quarto tumor que mais mata mulheres no país. No Norte, é o primeiro. Lá, o número de óbitos varia de 8 a 10 por cem mil mulheres. Na média nacional, fica abaixo de 5.
O risco de uma mulher morrer por causa de câncer de colo do útero é duas vezes e meia maior na região Norte do que na região Sudeste, segundo dados divulgados ontem pelo Inca (Instituto Nacional de Câncer).
A disparidade decorre das diferenças na estrutura de saúde do país, segundo Ana Ramalho, gerente da Divisão de Apoio à Rede de Atenção Oncológica do instituto.
Para combater o problema, o Ministério da Saúde anunciou um plano de ação contra esse tipo de câncer com foco nos Estados amazônicos. O investimento será de R$ 115 milhões.
"A região é muito grande e a população, dispersa. Às vezes, é preciso viajar dias de barco para chegar aos centros urbanos. Isso dificulta o diagnóstico", diz Ramalho.
SEM ACESSO
Entre as ações previstas estão o uso de equipes do programa Saúde da Família para a detecção precoce da doença, a implantação de controle de qualidade nos laboratórios que analisam o material colhido e o treinamento de ginecologistas para o tratamento das lesões precursoras da doença.

Nenhum comentário: