Powered By Blogger

terça-feira, 9 de outubro de 2012

'É impossível romper a corda do Círio de Nazaré', revela estudo da UFPA Corda suporta até 25 toneladas. Força dos romeiros é de 12 toneladas. Puxar a corda do Círio é uma das formas de homenagear Nossa Senhora.


Do G1 PA

Corda do Círio suporta até 25 toneladas (Foto: Mácio Ferreira/ Divulgação) 
Corda do Círio suporta até 25 toneladas.
(Foto: Mácio Ferreira/ Divulgação)
A corda usada pelos romeiros na procissão do Círio de Nazaré, em Belém, suporta até 25 toneladas, revela estudo da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Pará (UFPA). Em 2012, a corda foi fabricada em Santa Catarina, pesa 1.250 kg, tem duas polegadas de diâmetro e mede um total de 800 metros, dividida em dois pedaços menores de 400 m, usados na Trasladação e no Círio.
A corda é usada nas romarias desde 1855 quando a Berlinda que conduz a imagem de Nossa Senhora de Nazaré atolou e precisou ser puxada pelos fiéis. A partir de então, ela se incorporou às festividades. A corda se tornou um dos principais símbolos das romarias, uma forma de pagar promessas.
Pesquisa
A pesquisa é do professor Nagib Charone, que em 2004 realizou testes que comprovaram que é impossível a corda romper com a força dos romeiros, pois tem resistência acima de 25 toneladas, enquanto que a força utilizada pelos fiéis equivale a cerca de 12 toneladas. Ainda segundo o estudo, pelo menos 7 mil pessoas podem acompanhar o Círio na corda, que ela não vai romper.
Os resultados da pesquisa foram usados pela Diretoria da Festa para projetar as estações da corda. A partir de 2005, as estações de ferro fundido, que eram pesadas para os romeiros, foram substituídas por novas, confeccionadas com alumínio de aviação, com alta resistência e um material bem mais leve, o dá agilidade à romaria. Segundo o professor, cada estação suporta de 36 a 42 toneladas.
Promesseiros disputam espaço para tocar a Corda do Círio (Foto: Paulo Akira / O Liberal)Promesseiros disputam espaço para tocar a Corda do Círio (Foto: Paulo Akira / O Liberal)

Nenhum comentário: