Powered By Blogger

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

12/11/2010

Lula apela a líderes mundiais para que ajudem países pobres

Zoom Discurso de Lula em Seul está focado no cuidado com as economias dos países pobres Discurso de Lula em Seul está focado no cuidado com as economias dos países pobres

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apelou aos líderes políticos mundiais, no último dia de reuniões da Cúpula do G20 (que reúne as maiores economias do mundo), para que evitem o desequilíbrio da economia internacional a partir de decisões unilaterais que visam ao fortalecimento de seus mercados internos. O apelo é um recado direto aos Estados Unidos e à China, que adotam medidas que desvalorizam suas moedas e acabam prejudicando a economia mundial.

Lula disse ainda que é fundamental pensar nos países pobres e ajudá-los. O presidente ressaltou que, mesmo sem recursos, o Brasil busca ajudar o fortalecimento das economias dos países pobres, como os africanos.

“Companheiros, não existe a possibilidade de compreendermos que não existem mais decisões unilaterais, se não levarmos em conta as repercussões em outras economias. Qualquer decisão que a Argentina ou o Brasil tomar vai ter repercussão nos países vizinhos.”

Em seguida, Lula acrescentou: “Imaginem as potências econômicas, como os Estados Unidos, a China e a Índia, tomando decisões sem levar em conta as repercussões.”

Responsabilidades

Para o presidente, é essencial que as grandes economias assumam a responsabilidade de coordenar de forma adequada as ações e seus reflexos. “Espero que o G20 assuma a responsabilidade de coordenar melhor as ações (e os reflexos) para que elas se tornem multilaterais e para que a gente não cause prejuízos (aos mercados externos)”, disse ele.

Lula lembrou que a falta de recursos não limita o apoio do Brasil aos países pobres. “Queria fazer um apelo. O Brasil não tem dinheiro, mas tem feito um esforço para ajudar os países africanos. O apelo é por uma política de desenvolvimento para ajudar os países mais pobres do mundo”, afirmou.

De acordo com o presidente, essas ações devem se basear em financiamentos com regras preestabelecidas. “Acho que vocês vão se dar conta da responsabilidade que está sobre vocês”, acrescen

Nenhum comentário: