Powered By Blogger

sábado, 6 de novembro de 2010

lula pede respeito entre o governo e oposição

O presidente Lula disse ainda que "nas urnas, falou o povo. Falou com voz clara. Falou com convicção"Brasília. Em pronunciamento feito em cadeia de rádio e TV na noite de ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu respeito entre governo e oposição no período pós-eleitoral. Segundo Lula - que implicitamente se referia ao acirramento de ânimos durante a campanha - as divergências devem ser tratadas de forma "madura" a "civilizada".

"Passadas as eleições, quando é compreensível que o calor da disputa gere confrontos mais duros, é importante que governo e oposição, sem abrir mão de suas opiniões, respeitem-se mutuamente e divirjam de forma madura e civilizada", afirmou.

Em tom conciliador, o presidente afirmou que os candidatos derrotados devem poder "criticar e apontar erros" dos governantes e se colocar como "alternativa futura".

"Os escolhidos para governar devem ter a liberdade para organizar suas equipes e colocar em prática suas propostas, de modo a honrar os compromissos assumidos com a sociedade. Já aqueles a quem o povo colocou na oposição devem ter a liberdade de criticar e apontar os erros dos governantes, para que possam em eleições futuras se constituir como alternativa".

No pronunciamento, Lula abordou também o tema da liberdade, que foi utilizado contra a campanha petista durante as eleições.

"Esse processo foi realizado sob o signo da liberdade. O povo pôde escolher seus dirigentes e representantes livremente. Também livremente, partidos e candidatos puderam expressar suas opiniões, defender suas ideias e criticar as propostas dos seus adversários."

O presidente disse que "está orgulhoso do nosso povo e do nosso País". ao falar sobre o processo eleitoral, Lula disse que "o povo brasileiro, mais uma vez, deu uma extraordinária demonstração do vigor da nossa democracia".

Lula também parabenizou a Justiça Eleitoral que, segundo ele, "dirigiu com equilíbrio e competência a disputa".

O presidente disse ainda que "nas urnas, falou o povo. Falou com voz clara. Falou com convicção", frisou. A firmou que transmitir a faixa à presidente eleita, Dilma Rousseff (PT), tem "imenso simbolismo. Por ser a primeira mulher eleita presidente do Brasil".

Ele afirmou ainda que o resultado das eleições deixa claro que, no Brasil, "não importam as diferenças de origem social, de sexo, de sotaque ou de fortuna". "Somos todos brasileiros", disse. "E todos devem ter oportunidades iguais, o direito a sonhar com dias melhores e o apoio para melhorar sua vida e a de sua família", concluiu.

Nenhum comentário: