Powered By Blogger

terça-feira, 9 de novembro de 2010

terça feira 09/11

Lula diz que eleitores preferiram a continuidade

Presidente volta a programa de rádio adiantando programação da visita que fará a Moçambique

Depois de um intervalo de quase três meses de campanha eleitoral e às vésperas de embarcar para Moçambique e para a Coreia do Sul, onde participa ao lado da presidente eleita Dilma Rousseff (PT) da reunião de líderes do G20, o grupo das maiores economias do mundo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem no programa de rádio Café com o Presidente que o Brasil que sai das urnas nessas Eleições é o que apostou na continuidade.

Na avaliação de Lula, “todo mundo tem consciência” de que o seu governo não teve nenhum segmento da sociedade que não ganhou. O presidente comentou ainda que os empresários, os trabalhadores e os mais pobres ganharam.

– O Brasil que sai das urnas é o Brasil que a maioria do povo desejou que tenha continuidade. É a maioria de um povo que usufruiu das políticas públicas determinadas, durante oito anos, pelo nosso governo, e que resultou em uma melhoria geral da qualidade de vida das pessoas – disse o presidente no programa de rádio.

Na avaliação de Lula, a sociedade “inteira ganhou”. Para ele, o resultado do pleito mostrou que o povo quer avançar mais. Para o presidente, a eleição de Dilma “foi uma vitória do bom senso da maioria do povo brasileiro”. O presidente viaja para Moçambique sem concretizar o que chamou de “sonho”: a inauguração de uma fábrica de medicamentos para a qual foi assinado um acordo em 2003. A previsão é que a fábrica se concretize até o final de 2011.

Lula permanecerá dois dias em Maputo, na sua terceira viagem ao país, em uma parada a caminho de Seul. O atraso na entrega da fábrica que o Brasil está doando para Moçambique se deve à demora do Congresso brasileiro em aprovar os recursos para a compra de equipamentos que funcionarão no local.

Outro fator determinante foi o fato do governo de Maputo ter demorado em atender à contrapartida do contrato de compra do terreno e reforma do local que abrigará a fábrica de medicamentos.

No programa Café com o Presidente Lula falou também da aula inaugural que ministrará para os 620 alunos de quatro cursos de universidade aberta do Brasil. Serão inaugurados três núcleos nas cidades de Maputo, Beira e Lichinga.

Nenhum comentário: