Powered By Blogger

sábado, 6 de novembro de 2010

PAPA CRITICA SENTIMENTO AGRESSIVO

Papa critica sentimento «agressivo» anti-Igreja

O papa Bento XVI criticou este sábado o sentimento «agressivo» anti-Igreja que está a florescer em Espanha e apelou à necessidade de dar um novo vigor às raízes cristãs daquele país, informa a Lusa.
Bento XVI, que chegou hoje Santiago de Compostela, a primeira etapa de uma viagem de dois dias a Espanha, sustentou que o anticlericalismo sentido em Espanha remonta à década de 1930 (antes da guerra civil), quando a igreja sofreu uma onda de violência e assistiu ao nascimento de um movimento de secularização e de laicização forte e agressivo.
Falando aos jornalistas no avião a caminho de Santiago de Compostela, Bento XVI disse que tinha criado um novo ministério no Vaticano para combater essas tendências seculares em todo o mundo, sublinhando que a Espanha merece uma atenção especial, uma vez que teve um importante papel em reviver o cristianismo nos séculos passados.
Terra de forte tradição cristã, onde o catolicismo era a religião oficial sob a ditadura de Franco, que terminou em 1975, Espanha tornou-se, paradoxalmente, nos últimos anos um dos países europeus mais avançados em questões sociais.
A Espanha aprovou, em 2005, uma lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo, tendo já sido celebrados 20 000 casamentos. Este ano aprovou uma lei que alarga o quadro legal do aborto, que foi classificada de «insensata» pelo Vaticano.
O número de católicos cristão tem vindo a descer em Espanha: actualmente 73 por cento dizem que são católicos, contra 80 por cento há oito anos. Bento XVI recordou o seu antecessor, João Paulo II, e isntou os espanhóis a dar «um novo impulso às suas raízes cristãs».
Nesse sentido, convidou a Espanha e a Europa a «construir o seu presente e a projectar o seu futuro a partir da verdade da existência humana, liberdade e respeito».
O príncipe Filipe expressou seu «grande apreço» pelo empenho do Papa Bento XVI para a «paz, liberdade e dignidade humana», sobretudo nos tempos de «complexa crise no mundo.»
O príncipe das Astúrias e a princesa Letizia foram os primeiros a saudar Bento XVI quando o avião que o transportava aterrou às 10:24 horas no aeroporto de Santiago Compostela.
Bento XVI chegou hoje a Santiago de Compostela, marco milenar do catolicismo, e domingo estará em Barcelona para a consagração da Basílica da Sagrada Família, antes de dar a sua bênção ao local de construção de um centro para crianças com síndrome de Down.

Nenhum comentário: