Powered By Blogger

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

procissão da padroeira do parana

Procissão Marítima homenageia a Padroeira do Paraná 
  
 
 clique para ampliar
Centenas de devotos e pescadores de todo litoral paranaense participaram da 7ª Romaria Marítima da Mãe do Rocio, realizada na manhã deste domingo (7), na Baía de Paranaguá, litoral do Estado. A homenagem à Padroeira do Paraná é um momento de muita fé, que remete ao encontro da imagem da Virgem, em 1648.

Segundo o provincial da Congregação dos Redentoristas, padre Joaquim Parron, além de promover a devoção a Nossa Senhora, a procissão marítima também é uma forma de chamar a atenção para a questão do meio ambiente. “Pedimos bênçãos para a Baía de Paranaguá e deixamos a mensagem de que é preciso cuidar mais e preservar o meio ambiente.”

A imagem da Padroeira foi levada em um barco da Marinha e acompanhada por mais de 60 barcos até o Santuário Estadual. Além das embarcações oficiais, pescadores de toda região trazem seus barcos enfeitados para homenagear à Padroeira. O pescador Romildo Ferreira Gonzaga, da Ilha de São Miguel, faz questão de levar a sua família para pedir bênçãos para mais um ano de trabalho. A sua esposa, Adair dos Santos, é devota desde criança e diz que já recebeu muitas graças. “Tudo que peço pra Nossa Senhora eu recebo, por isso faço questão de participar da procissão, que é um momento maravilhoso”, relata.

A pescadora Roseane Maia Ferreira participou da procissão junto com o marido, João Ferreira, e as duas filhas. “Todo ano participo da procissão marítima e da terrestre. É uma emoção muito grande, um sentimento de fé e amor que nem sei explicar.”

Nilson Nunes do Amaral veio de Curitiba pela segunda vez para participar da homenagem. “A cada ano, a procissão fica mais bonita e percebemos que a fé do povo na intercessão de Nossa Senhora do Rocio cresce cada vez mais. Eu, que sou devoto há muito tempo, aguardo esse momento com muita expectativa.”

Na chegada ao Santuário do Rocio, onde a imagem foi recebida por centenas de devotos, o padre Wilson Marques pediu proteção de Nossa Senhora do Rocio para toda população. “Pedimos que Ela abençoe o nosso porto de Paranaguá, a população ribeirinha, os pescadores e todas as famílias que dependem do mar para sobreviver.”
A procissão marítima faz parte da programação da 197ª edição da Festa da Padroeira do Paraná, que este ano tem como tema “Mãe do Rocio, Sacrário do Senhor”. A programação inclui missas e novenas, tendo como ponto alto a Procissão Solene que será realizada dia 15 de novembro.


OS NAUFRÁGIOS
Além de ser considerada protetora dos pescadores, Nossa Senhora do Rocio é conhecida pelo socorro prestado, em diversas ocasiões, a muitos navios prestes a naufragar em meio a tempestades.

No dia 26 de junho de 1931, a tripulação do navio ‘Raul Soares” foi milagrosamente salva após invocar a proteção e ajuda de Nossa Senhora do Rocio, em meio a uma grande tormenta que ameaçava destruir a embarcação, encalhada num banco de areia nas proximidades da Baía de Paranaguá. Após três dias de luta contra a fúria do mar e dos ventos, eles foram salvos, embora o navio tivesse danos materiais de grande monta.

Em julho de 1931, o navio “Philadelphia estava perdido no mar, em meio a terrível tempestade que, destroçando a embarcação, ameaçava naufragá-la com todos os tripulantes. Depois de fazerem todos os esforços para salvar o barco, sem sucesso, clamaram à Virgem do Rocio e conseguiram salvar-se. Milagrosamente o navio conseguiu chegar a Paranaguá e, ao pisarem em terra firme, os marujos saíram em procissão rumo ao Rocio, carregando o resto do velame destroçado do navio e cantando pelas ruas ladainhas e louvores em agradecimento pela graça recebida

Nenhum comentário: