Powered By Blogger

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

quarta feira 10/112010

Suspensa divulgação do
gabarito do Enem 2010

 



de isonomia será violado. “Cada um lida com situações de pressão de maneira diferente. Os candidatos mais maduros tendem a ter benefícios no ponto de vista emocional”, argumentou. De acordo com Prado, os estudantes mais atingidos nesse quesito foram os que se depararam com anormalidades do procedimento da prova logo no sábado. “Essas pessoas já foram fazer a prova fragilizadas no domingo.”
A juíza da 7ª Vara Federal do Ceará, Karla de Almeida Miranda Maia, determinou ontem a suspensão da divulgação do gabarito do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010. O Ministério Público do Ceará informou que a juíza considera importante que o gabarito não seja divulgado para que alunos que constatarem desempenho negativo não queiram realizar novamente a prova – no caso do exame ser reaplicado apenas aos candidatos lesados.
O presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Ophir Cavalcante, afirmou que uma comissão da entidade vai analisar os argumentos do MEC (Ministério da Educação), para se posicionar sobre uma anulação parcial da prova. Ophir considerou que uma recomendação da OAB neste momento seria “precipitada”.
Cavalcante defendeu que o Ministério prepare de maneira “ainda mais profissional” os fiscais de sala para o exame. “Não tenho dúvida de que erros acontecem, disse. “Agora é evidente que há de haver um maior rigor, maior controle sobre essas provas, sem quebrar obviamente o sigilo. Uma prova dessa natureza, dessa escala, não pode ter erros dessa primariedade.”
O educador especialista na prova e presidente do Instituto Henfil, Mateus Prado, é a favor de que a prova seja aplicada apenas aos candidatos que se sentiram lesados, mas com ressalvas. “É verdade que a TRI Teoria de Resposta ao Item) possibilita a aplicação de mais provas com o mesmo nível. O problema é que nada garante que o MEC tenha aplicado a TRI no Enem, porque até agora o órgão não divulgou o relatório pedagógico do ano passado.

EMOCIONAL
Especialistas concordam que o emocional dos candidatos poderá sofrer abalos com a confusão e indecisão sobre o Enem 2010. “Foi um longo trabalho para que eles realizassem essa prova o mais tranquilos e centrados possível”, lamentou o psicólogo especialista na preparação emocional de candidatos a vestibulares, Fernando Elias José. “Mais uma vez, a falta de respeito com o candidato – em função de erros grosseiros e primários – vai afetar o estado emocional dos estudantes, da família e de seus professores.”
Já para Mateus Prado, esse é um dos quesitos no qual o princípio

Nenhum comentário: